22 de mai. de 2009

TPM



Sintomas da TPM
Depressão, sentimento de desesperança, pensamentos auto-depreciativos;
ansiedade, tensão, nervosismo, excitação;
fraqueza afetiva, tristeza repentina, choro fácil, sentimento de rejeição;
raiva ou irritabilidade persistente, aumento dos conflitos interpessoais;
diminuição do interesse pelas atividades habituais;
sensação de dificuldade de concentração;
cansaço, fadiga fácil, falta de energia;
acentuada alteração do apetite;
distúrbios do sono;
sensação de estar fora do próprio controle;
inchaço e/ou sensibilidade mamária aumentada;
dor de cabeça;
dores musculares;
ganho de peso ou sensação de inchaço;

Esses são os sintomas que nós sentimos todos os meses.
Mas eu não estou aqui, pra falar da forma como os homens
lidam com esses nossos dias. Acho que já se falou
demais nesse assunto, e os homens nem são tão maus assim.
Afinal, suportar alguém com tudo isso aí, não é fácil.
O que quero dizer, é que conheço inúmeras mulheres que
ainda sofrem disso tudo, sem saber. Estão sempre atribuindo
suas tristezas, a alguém, ou motivo real, e nem percebem que
logo estão felizes, como se a vida tivesse melhorado de repente,
ou ela tivesse conseguido mudar a sua forma de ver.
Minha amiga, eu conheço mulheres que sofrem de TPM,
15 dias antes da mesntruação chegar. E o pior, levaram
uma vida pra descobrir isso. Destruindo relações de todos
os tipos ou sofrendo em silêncio.

Veja se você não é uma dessas pessoas que sofrem sem saber.
Não que você não saiba o que é TPM, é que talvez você não
tenha percebido o tempo que você passa por isso.
Existem muitos tratamentos, desde exercícios físicos,
até medicamentos excelentes.
Vale a pena procurar um tratamento.
Avante!! O tempo é curto e a jornada longa.

7 comentários:

  1. Gleide Reeis22/5/09 13:09

    Hum!!!! Essa tal TPM é coisa séria mesmo viu. Coitada de nos mulheres... Temos TPM, parimos, menstruamos, trabalhamos fora, cuidamos de casa, filhos, maridos... E muitas e muitas vezes somos injustiçadas por tudo... Até por sermos felizes somos criticadas...
    Eu tenho a sorte de ter apenas 10% dessa coisa chamada TPM... Tudo que sinto é irritabilidade e sei que meu ciclo estar por vir pela data, por que a coisa aqui funciona como bomba relógio, explode na hora certa... Ai se a bomba não detona.... Lá vem a bombinha... kkkk.... Por isso mandei fechar o cerco, dessa vez o sacrificado foi ele... Pelo menos isso né... Beijo grande e lamento pelas moças que faltam morrer de TPM... Ah! resta um conselho, larga tudo sem fazer e vai passear, verás tantas coisas lindas que esquecerá que a tal TPM está te acompanhando.

    ResponderExcluir
  2. LANE,
    BASEADA NESTA DISCRIÇÃO,DEVO TER NASCIDO COM TPM.
    MAS É PURA BRINCADEIRA.NÃO ATRIBUO NENHUM DESSES SENTIMENTOS CITADOS,QUE POR ACASO,
    EU ÀS VEZES SINTO...À TAL TPM.
    CLARO QUE TENHO ESSAS VARIAÇÕES DE HUMOR,ETC...
    DESCRENÇA DA VIDA...
    MAS TENHA CERTEZA DE QUE,TUDO É PRODUTO DE PROBLEMAS REAIS.NÃO É NADA IMAGINÁRIO OU PATOLÓGICO;
    EU SOU UM PRODUTO DA MAIS ALTA ORIGINALIDADE.
    ENTENDO QUE MUITAS MULHERES SOFREM MESMO DESTA MALDITA DOENÇA(UMA VEZ QUE QUASE TUDO DE RUIM QUE EXISTIA NO UNIVERSO,DEUS DEIXOU PARA EVA!),MAS TAMBÉM PENSO QUE ALGUMAS MULHERES SE VALEM DISTO,PARA SE DEFENDER.
    EU NUNCA TIVE TEMPO PARA TPM...PORQUE MINHA VIDA,FOI E SERÁ ESTA ETERNA OSCILAÇÃO DE HUMOR,
    QUE NÃO ADVÉM APENAS DOS MEUS HORMÔNIOS...MAS SIM DOS MEUS NEURÔNIOS...ELES ESTÃO SE APAGANDO COMO AS LUZES DE UMA GRANDE MEGALOPOLE,DURANTE UMA GRANDE TEMPESTADE E ISTO SIM...É O QUE ME DEIXA COM SENSAÇÃO DE TPM:A IDADE...E AS CONSEQUENCIAS DELA...
    A DESIGUALDADE ENTRE OS SEXOS, A FALTA DE OPORTUNIDADE...ESTA CONDIÇÃO DE SUBMISSÃO,DEIXA QUALQUER MULHER ENLOUQUECIDA;ALIADA ENTÃO A UM SANGUE QUE JORRA TODO MÊS E AS CONFUSÕES QUE OS HOMENS FAZEM EM NOSSA CABEÇA...
    DEVERIA SE CRIAR UM NOME MAIS FORTE QUE TPM.
    ALGUM DISTURBIO MENTAL(TALVEZ!!!)KKKKKKK
    BEIJOS,
    EU,SEMPRE TEPEMEBILIZADA!!!
    P.S. foi você que mandou ficar à vontade!!!

    ResponderExcluir
  3. Gleidinha... vc não conta. Se eu não tivesse te conhecido há 300 anos atrás em Abel figueiredo querida... ia achar que vc é fruto da minha imaginação...kkkkk beijos fofinha.

    ResponderExcluir
  4. E vc anônima, não sei bem, mas acho que vc é muito resistente. Eu acho, cá com meus botões que vc mesmo não atribuindo, tem TPM, e não sabe. pouxa... que pretensão né?
    Ah e é pra ficar a vontade mesmo viu? beijos

    ResponderExcluir
  5. Me desculpem por não ter dito antes. EU TENHO TPM. Com o passar do tempo e a ajuda do meu namorante (como diz minha amiga Glê), tem melhorado muito. Mas não vou mentir que descobri um remédio que é maravilhoso, e sempre que preciso, recorro a ele que alivia muito, os sintomas.

    ResponderExcluir
  6. Vera Lúcia22/5/09 14:21

    Eu? eu fico completamente louca. Se for descrever aqui, as coisas que já fiz na TPM, daria um livro. já quebrei prato, ja briguei com marido, já mandei motorista barbeiro ir pro inferno, já mandei minha sogra tomar lá, e já ameaçei meu vizinho de morte...ufa!!! pareço louca pra vcs? pois é, passei muito tempo achando a mesma coisa, eu e a torcida do flamengo. até que um dia, meu marido pediu o divórcio. parece mentira não? eu, em plena metrópole, (são paulo) sofrendo de um mal, que podia ser resolvido facilmente.
    enlouqueci, não podia perder meu marido, por causa do meu descontrole. procurei ajuda, tentei todas as alternativas da medicina. Passei a fazer tratamento com medicação e tai-chi.
    Recuperei meu casamento, me curei dessa loucura e hoje tenho a vida quase normal. mas não posso me descuidar.
    E esse assunto renderia muito.
    Beijos e se tratem.

    ResponderExcluir
  7. A FLOR DO DESEJO E DO MARACUJÁ, EU TAMBÉM QUERO BEIJAR...

    E só isso que me desejo mensalmente nesse momento que antecede a mais esse exercício de ser fêmea... BEIJAR...

    Encarei minha menarca precoce como uma brincadeira de menina de nove anos que tinha quando percebi aquele fluido rubro anunciando que minha meninice estaria no fim... Mas isso não aconteceu comigo... a supresa daquela manhã de setembro se repetiu ao longo dos anos, com menor perplexidade obviamente, mas nenhum sintoma para anunciar. Nada que altere meu humor, sempre lá em cima, nenhuma dor orgânica ou emocional... Mas sei que não é muito comum não ter e o quanto é dorido e maltratador para quem tem. Gosto mesmo é de namorar sem tensão, pré, durante ou pós, só tesão rsrsrsrsrsr...

    Linda foto Lane, A flor do sedejo, roxa, tão feminina e sedutora... E utilíssimo o texto, sobretudo para o universo masculino, visto que os homens mesmo que não percebam tal complexidade do momento, é um co-sofredor da TPM da mulher amada.

    Muito boa essa repaginada no blog ta??? Ficou show, colorido, lindo... O meu está sendo encubado... vá lá... Um beijo querida

    ResponderExcluir

Comentários são sempre bem-vindos, fique à vontade.